Dificuldades de Aprendizagem

ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO


Durante o percurso escolar, vários estudantes enfrentam dificuldades para aprender conteúdos das disciplinas ministradas em sala de aula e com isso, diminuem o seu rendimento, desacreditando do seu potencial para aprender.  Nesse momento é importante buscar atendimento especializado que pode ser com umpsicólogo ou psicopedagogo. Através das sessões o aluno irá identificar limitações, compreender dificuldades e descobrir um novo jeito de aprender, redescobrir o prazer de estudar e recomeçar sua jornada estudantil, pois a aprendizagem está ao alcance de todos.

Normalmente as sessões com um desses especialistas custa em torno de R$ 120,00, mas existem instituições que atendem com preços populares ou gratuitamente. Abaixo estão algumas instituições baianas que oferecem essa proposta. Confira! O investimento valerá a pena.

FACULDADES JORGE AMADO - 33548-8000 ( Atendimento gratuito em Psicologia)
FACULDADE RUY BARBOSA - 3205-1700   ( Atendimento gratuito em Psicologia )
FACULDADE SÃO BENTO - 3321-8850 (Atendimento gratuito em Psicopedagogia )
FACULDADE BAIANA -  32768259 ( Atendimento em Psicologia: R$ 25,00 por sessão)
IDEP - 3491-5866 ( Atendimento em Psicologia e Psicopedagogia: R$ 30,00 por sessão)
CENTRO DE LOGOPEDIA E PSICOMOTRICIDADE DA BAHIA - 3233-4559/ 3012-5490 ( Atendimento gratuito)



DISPEDAGOGIA


O termo "dispedagogia" tem sido utilizado para nomear os sintomas apresentados por uma instituição na sua prática educativa. Dis significa dificuldade e pedagogia como a arte de instruir e educar, ou seja, as dificuldades encontradas pela escola em sua prática referente à metodologia de ensino ou ao vínculo que estabelece com seus alunos. Trata-se de um termo que aponta a escola enquanto produtora de dificuldades. 



RECONHEÇA SINAIS DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM SEU FILHO


     É possível perceber desde cedo, se seu filho tem uma dificuldade ou um transtorno bem mais sério. Se seu filho apresenta um baixo desempenho escolar, a primeira coisa a fazer é conversar com professores ou equipe pedagógica para saber a frequência dessa dificuldade.
    A segunda etapa é checar a parte sensorial. Quem não enxerga ou não ouve bem não aprende. Eliminada as chances de um problema sensorial é hora de investigar uma dificuldade ou distúrbio. Esse acompanhamento poderá ser realizado por um psicopedagogo ou psicólogo. Lembre-se que o psicopedagogo institucional poderá descartar a necessidade de um acompanhamento clínico se identificar um problema estrutural ou metodológico neste processo. Se a escola não dispõe deste profissional então o melhor e encaminhar seu filho a um profissional de comportamento. Pesquisas mostram que em países em desenvolvimento 40% das crianças tem dificuldades de aprendizagem e 6% possuem algum distúrbio de origem neurobiológica.
   As dificuldades de aprendizado podem decorrer de falhas no método de ensino ou no ambiente escolar. Podem também pesar fatores relacionados à vida familiar e condições psicológicas da criança. Nos distúrbios, por outro lado, há um comprometimento em áreas específicas do cérebro. Não quer dizer que a criança não vá aprender, mas que terá necessidade de uma metodologia diferenciada. O importante é entendermos que a dificuldade normalmente é transitória, sanado o problema ela desaparecerá. O transtorno a criança levará por toda a vida sendo sempre necessária uma intervenção para que seu aprendizado ocorra.

IMPORTANTE: Quando não atentamos para estes fatores, causamos na criança um sofrimento desnecessário. Muitos estudantes são vítimas do preconceito e bullying por conta de uma dificuldade ou distúrbio de aprendizagem, além da reprovação que acontece anos seguidos comprometendo a autoestima e a vida escolar da criança.

CONFIRA AS DICAS:

* Procure saber o desempenho de seu filho considerando a média da classe.
*Observe se faz muito esforço para um rendimento médio ou baixo.
*Observe se há lentidão no processo.
*Veja se enrola ao máximo para realizar as atividades. Talvez seja uma forma de se poupar de uma atividade que considera penosa.
* Reclamações de cansaço e dores para não ir à escola podem ser indícios de desconforto relacionado ao stress no aprendizado.
*Queixas sobre colegas chatos, professora injusta também precisam ser observados.
*Dependendo do temperamento da criança, as dificuldades de aprendizado podem gerar problemas como medo, raiva, ansiedade e atitudes antissociais.
*Queixas sobre lições difíceis e aulas entediantes.
*Perda da autoestima e confiança podem ser reflexo de problemas com aprendizagem. Afirmativas do tipo: não consigo aprender, sou burro mesmo.

DIFERENÇA ENTRE DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

O termo "dificuldade" pode ser usado como qualquer obstáculo encontrado pelo indivíduo no processo de ensino-aprendizagem. Verifique alguns fatores que causam dificuldades na apreensão do conhecimento:
             *   Desnutrição/ alimentação deficiente        
             *  Conflitos familiares                                             
             *  Ausência de motivação                            
             *  Baixa qualidade do sono
             *   Problemas de audição ou visão                
             *  Falta de interesse
             *   Inadequação metodológica                        
             *  Material didático inadequado
             *   Hábitos de estudo errados
O distúrbio também causa a dificuldade, porém suas causas estão ligadas a uma característica específica do indivíduo que reflete em uma dificuldade também específica.

PRINCIPAIS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

    Os estudantes com distúrbio de aprendizagem possuem rendimento escolar insatisfatório em relação às demais pessoas que se encontram na mesma faixa etária e apresentam uma disfunção no sistema nervoso central. As características que devem ser observadas em estudantes que possuem distúrbios de aprendizagem, são dificuldades específicas para a realização de atividades como a leitura, a fala, a escrita, o raciocínio e as habilidades matemáticas.
   É preciso estar claro que a confirmação de um diagnóstico de distúrbio de aprendizagem depende de um conjunto de fatores e exames específicos.
     Os transtornos ou distúrbios de aprendizagem mais conhecidos são a dislexia e o Transtorno de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH).
    A dislexia é um transtorno relacionado ao reconhecimento das palavras. O disléxico têm dificuldades para identificar letras com precisão e velocidade para formar as sílabas. Há diferentes graus de comprometimento e os sintomas variam conforme a idade. Crianças em fase escolar sofrem para adquirir a habilidade de leitura e escrita, e quando conseguem, o fazem em um ritmo muito lento. Para elas são atividades penosas escrever copiar e fazer atividades dissertativas.
  O TDAH causa dificuldades de aprendizagem por afetar a concentração e atenção. Estudantes com esse transtorno necessitam que a escola desenvolvam estratégias para que seu aprendizado ocorra.
   Outros transtornos bastante estudados são as discalculias (dificuldade em aprender matemática), e disgrafias(letra feia). 
Nenhuma criança com dificuldade de aprender ou distúrbio tem inteligência abaixo do normal. Elas precisam apenas de outras estratégias e, muitas vezes, de atendimento especializado para avançar nos estudos. Quando não conseguem aprender as crianças sofrem. São chamadas de desinteressadas, preguiçosas e burras. Elas precisam de atenção, métodos de ensino adequados e estímulos positivos.





Indisciplina Escolar



                               "Alunos são ótimas pessoas, a não ser quando se     tenta dar aula para eles".
 ( recente provérbio dos professores)



Sugestões e Orientações para o corpo docente

A indisciplina escolar é um processo vivido em todas as instituições de ensino, podendo existir em maior ou menor grau. Sua frequência e intensidade vai depender da estrutura escolar, considerando tanto o espaço físico como os recursos humanos além da cultura na qual a escola está inserida. 
Ensinar o tema aos alunos é nossa tarefa. "Esperar que, de modo espontâneo, saibam se portar perante os colegas e educadores é um engano. É abrir mão de um dever docente". Muitos professores esperam, sem razão, que essa formação moral seja feita 100% pela família. "Não se trata de destituí-la dessa tarefa, mas é preciso enxergar o espaço escolar como propício para a vivência de relações interpessoais".


  1. Observe a didática usada – uma didática inadequada gera desinteresse e tédio. Gente entediada busca algo mais interessante para fazer, o que muitos confundem com indisciplina. Não adianta cobrar tarefas do aluno se a estratégia e o tema não dizem nada a ele. A autoridade do professor perante a classe só é conquistada quando ele domina o conteúdo e sabe lançar mão de estratégias eficientes para ensiná-los.
  2.  Crie um ambiente favorável ao aprendizado – Algumas vezes a turma está agitada e o ambiente pouco propício ao aprendizado. Não é aconselhável cumprir o plano de aula a todo custo. Verifique o que esta acontecendo, converse com a turma, faça acordos, organize o ambiente e acomode seu planejamento ao momento.
  3. Não agir de improviso - Os problemas não precisam ter uma resposta imediata. Agir de improviso pode levar a atitudes pouco adequadas. Mantenha-se calmo e tente a melhor opção. 
  4. Reconhecer sentimentos e orientar comportamentos - Ficar bravo e com raiva é uma reação natural de qualquer ser humano. Dizer ao aluno "você não pode se sentir assim" ou "você não pode ficar com raiva do seu colega" é, portanto, inadequado. Oriente-o dizendo algo do tipo: "Você deve mesmo ter ficado muito bravo, mas agredir ao colega resolveu o problema?" 
  5. A indisciplina escolar é um sintoma de que algo não vai bem - Se há conflitos, a falha está na relação e não nas pessoas. 
  6. No caso de uma discussão - O caminho é relatar o que você viu com linguagem descritiva. Quando o conflito é com você, comporte-se sempre com sabedoria. "A agressão não é  pessoal, mas contra um fato com o qual o aluno não concorda.
  7. Agir na hora certa e de maneira acertada - Quando um aluno insiste em conversar sobre o fim de semana durante a explicação de uma atividade, não basta fazer pequenas mudanças, como colocar a carteira do bagunceiro ao lado da sua mesa, como forma de castigá-lo, e continuar a aula normalmente. Isso não ajuda a resolver o problema em si nem leva a turma a aprender. É preciso chamar a atenção,      mas sempre com respeito e mostrando que o grupo é que está sendo prejudicado, e não apenas você, pessoalmente. 


" Indisciplina pode ser um jeito dos estudantes mostrarem que uma regra é desnecessária ou não está funcionando."



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